Google

sábado, 7 de janeiro de 2006

K7 Pirata

Ola a todos mais uma vez..
Devo confessar que pretendia escrever qq coisa relacionada com blogs, mas tinha aqui a tv ligada e por acaso tava na sic e acabei por ver o excelente programa "k7 pirata", acho que é este o nome do programa. Felizmente, foi das poucas vezes que o vi e espero continuar a ve-lo tão poucas vezes como até então.
É impressionante a quantidade de nada que o tão conceituado Nilton acrescenta ao programa. Senão vejamos o esquema do programa: temos um sujeito, que será algo como um apresentador, que tem intervenções de 1 a 2 minutos, intervaladas com sketchs de imagens do género "Isto só Video", nas quais se ouvem em voz-off comentários, cantorias e afins de uma outra personagem estilo Nilton. Continuando, as imagens que eu referenciei como sendo ao estilo do programa que em tempos passou na RTP, teem umas certas particularidades, como por exemplo: são todas estrangeiras; a mais recente que vi era de 1997 ou 1998, se não me engano; e a piada de algumas delas é bem discutível.
Por falar em piada discutível, o nome Nilton veio-me à cabeça. Eu até ja vi algumas coisas com piada feitas por este comediante mas hoje não foi de modo algum um exemplo disso. Alias ao ver e ouvir as intervenções de Nilton lembrei-me de um artigo que o Nuno Markl escreveu acerca de algo que foi publicado numa revista escrito por Carla Matadinho, esse poço de inteligência que foi tentado explicar com o facto de ela ser loira, se bem que eu acho que nao é por aí. De qualquer maneira, não consegui evitar que a minha cabeça, à medida que ouvia o Nilton a falar, fosse fazendo um paralelismo entre a opinião de Markl em relação a Carla e a crítica que estava a ser desenvolvida por mim em relação ao programa. E isto explica o porquê de eu não achar que a cor do cabelo tenha algo a ver com a coisa, pois NIlton não me parece muito loiro.
Na verdade eu acho que Nilton não é 100% culpado do quão mau o programa é, mas talvez do formato do programa. Quer dizer, até é capaz de ser um bom programa, para quando se vê televisão quando não se tem mais nada para fazer, tipo às 3h da manhã ou assim. Mas o curioso é que na televião portuguesa isso não acontece. O Prime Time é invadido com telejornais sensacionalistas, programas ocos em termos de conteúdo e telenovelas com alguns argumentos que deixam um pouco a desejar, já para não falar da qualidade dos actores (fazendo a devida ressalva para os poucos que estão lá e merecem o nosso aplauso e secalhar melhores oportunidades do que as que lhes são apresentadas), enquanto que séries de alguma qualidade são postas a dar de madrugada misturadas com anuncios de 30 minutos de coisas do tipo "Tv Shop" e afins.
É a TV que temos, é verdade. Mas será que não há nada a fazer? O que é verdade é que as TV's se moldam ao público e vice-versa. E se os portugueses preferem passar a consoada de 25 de Dezembro (também apelidada de Natal) a ver programas como a 1ª Companhia é obvio que os directores das TV's nos vão continuara dar ainda mais porcaria para vermos.
Será que se começarmos a preferir canais que não os 4 básicos eles vão dar pelo nosso descontentamento?? Espero que sim!

Sem comentários: