Google

terça-feira, 20 de março de 2007

Dollar Ride!!

Certo dia foi escrito:

"O tempo passa a voar e tu,
como um pássaro que deixa o ninho,
levantas voo em busca do teu caminho.

Voa e sê feliz(...)"

Sem ter palavras para poder algum dia retribuir, obrigado por tudo e Feliz dia do Pai!


Finalmente chegou o dia! O dia de actualizar o blog, mas principalmente o dia da Dollar Ride! Nome pelo qual se chama ao primeiro voo numa aeronave aqui por estes lados. A designação deriva de ser tradição oferecer um presente ao Instrutor que nos leva na Dollar Ride um presente simbolicamente marcado com um dólar. Por exemplo, estão à vista na esquadra, quadros com uma foto da Dollar Ride e com uma nota pelo meio ou garrafas em que o rótulo é uma nota de um dólar.

A minha Dollar Ride foi há pouco mais de uma semana, ficará para história o dia 09 de Março de 2007. Descolámos às 16:31 para um voo de 1h06min com um total de 2 aterragens. Depois de cerca de 9 meses sem voar, voltar a subir acima das nuvens, desta vez até aos 12.000' de altitude num avião de 1.100 cavalos de potência foi sem dúvida uma sensação espectacular. As diferenças para o velho amigo Chipmunk não são muitas. À excepção do Chip ter 180 cavalos, não recolher o trem, ter mais de 50 anos (enquanto este é novo) e mais um pormenor ou outro são bem parecidos. As coisas parecidas que saltam mais à vista são terem uma asa, uma ventoinha no nariz e serem ambos aviões de instrução. Sim, porque muito sinceramente tudo o resto é bastante diferente!

Outra coisa que difere foi a reacção ao primeiro voo. A minha primeira experiência no Chipmunk foi um voo em que o instrutor me levou num passeio pelas 5 áreas que nos estavam atribuídas e na última demonstrou duas voltas apertadas a 90 nós e 2 G's, uma para cada lado. O resultado foi eu nos 5 minutos seguintes pensar para mim "Não fui feito para isto!". Desta feita, o primeiro voo no T-6A foi um voo em que descolámos de Laughlin, fomos fazer uns circuitos de aterragem a Wizard (aeródromo na vizinhança usado por nós para treino) e depois fomos para uma das 10 áreas ao nosso dispor onde, entre muitas outras coisas, logo para começar foi demonstrado o G-Exercise, no qual fizemos uma volta a 3 G's e depois uma a 4 G's entre os 200 e os 220 nós. O resultado foi estarmos a descer dos 10.000pés para regressar à base e eu com um sorriso a pensar "Isto é lindo!".

Continuando, como disse uma vez (e não soou mal), "Acabou a boa vida, começou a vida boa!". Afinal de contas é para isto que andamos a treinar há mais de 4 anos, para voar! De hora avante é viver inteiramente para o voo durante 6 dias por semana, 12 horas por dia. Se entramos às 8h saímos às 20h. Nós estamos na Esquadra de Instrução nº 84 - Panteras (84th Flying Training Wing - Panters), o símbolo é o que está no início do post. Dentro desta esquadra há como que sub-esquadras, a nossa é a Esquadra de Voo K - Knights (designada por eles como K - Flight). Tempo para descansar? Arranja-se, basta fazer contas. O dia tem 24 horas, menos 12 horas na esquadra sobram outras 12 horas. Se dessas retirarmos 7 para dormir ainda há 5 horas. Normalmente o corpo queixa-se de fome e retira-se mais 1h para jantar, 2h se não houver nada feito e houver paciência para cozinhar. Mas suponhamos que sobram daí 4 horas. Estudar os livros do avião e preparar os voos do dia seguinte gasta 2 horitas (sim porque podemos ter mais do que um voo e/ou simuladores), sobram 2horas. Menos 1 hora para o deitar e o acordar e despachar de manhã, dá um total de 1 hora para poder descansar à vontade. Mais que suficiente!


Por falar nisso já gastei a hora de hoje...
Saudações, inté...

2 comentários:

Unknown disse...

Gere muito bem os teus minutos sobrantes. Beijos e muita força. Amo-te muito e tenho muitas saudades.

Unknown disse...

se o tempo passa a voar para aqueles que andam sempre c as patinhas no chao...para ti....agora imagina!!!
bro continua em altas pra daqui a um ano emoldurarmos os graficos do excel q devem servir mto bem o proposito de decoraçao.
como disseste no dia da despedia "cuida disto por aqui por mim..." , n me esqueci..estou a tratar disso :)
aquele abraço... (ja fui as lojas de renome tentar comprar um manequim pra enviar pelo correio)