Google

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2006

Um blog...

Mas afinal qual é o objectivo de um blog? Quem foi a personagem que se lembrou de inventar esta coisa?

São duas perguntas às quais não consigo dar uma resposta clara, muito menos curta ou concisa. A verdade é que os objectivos de um blog são diversos. Há quem não goste muito de diários, no meu conceito primário, um livro de pequenas dimensões no qual se faz o relato dário da vida do seu proprietário, sendo o conteúdo deste, privado. Grande parte dos diários que se encontram à venda possuem inclusivé cadeados, para garantir a sua confidencialidade. No entano, como já disse, há quem goste da ideia do diário mas, como ou não consegue fazer com que lhe vão espiar o diário ou acha que todos devem saber da sua vida, publica a sua vida na internet. Não só um pequeno blog para que os seus amigos/entes mais queridos, que possam estar longe, saibam como vão as coisas, mas sim verdadeiros diários com pormenores e relatos de situações demasiado privados. A estes eu pergunto, mas o que é que eu tenho a ver com a vossa vida privada e particular?? Querem contar ao mundo como vão as coisas tudo bem, mas poupem-me os pormenores.

Outros há que usam o blog como meio de expressão, falo de blogs de grupos políticos ou de opinião, por exemplo. Estes conseguem assim expressar a sua opinião livremente, estilo "carta aberta", dando espaço a todos os que possam visitar o blog para comentarem, concordando ou discordando do que se lê. Os grupos de opinião, políticos ou não, têm o seu lugar e é, provavelmente, melhor que manifestações públicas, greves ou coisas do género, na medida em que é mais vantajoso económicamente, causa menos disturbios sociais, etc.

Ainda como grupos de opinião, há os que o fazem puxando à comédia, como o blog através do qual nasceu o "Gato Fedorento". Os melhores deste tipo conseguem, com boa comédia, satirizar a sociedade de uma forma inteligente.

Ironicamente, sou um pouco anti-blog, no entanto acho que em sociedade se deve socializar, passo a redundância. Quando falo em socializar não me refiro a estar num bar a beber copos com os amigos ou travar novos conhecimentos. No meu entender, socializar é mais que isso e passa também por falar e ouvir o que os outros têm a dizer acerca do mundo e da sociedade. É esse o motivo de por vezes publicar posts de opinião, embora não seja esse o principal objectivo deste blog. Feliz ou infelizmente deixo-me corromper com relativa facilidade pelas novidades tecnologicas e, como tal, adoptei mais esta forma de perder tempo. Para além de opiniões, aparecem e aparecerão por aqui artigos que ache interessantes, coisas com alguma piada ou curiosidade que encontre e também algo sobre o que se vai passando, para que os mais distantes possam manter algum contacto ou conhecimento dos acontecimentos mais recentes.

Se alguém por acaso chegar a ler este parágrafo já deve ser em esforço e, como tal, deixo-vos então a hipótese de comentar e partilharema vossa opinião.


Vemo-nos por aí...

2 comentários:

pips disse...

aloo!
bem como eu li no post anterior q ias falar sobre blogs, fiquei com curiosidade e quis ler o que irias escrever sobre este assunto.

concordo contigo na parte em q dizes q ha pessoas q espalham a sua vida privada por um meio tao vasto como é a internet, eu pessoalmente nao gosto muito de contar as minhas coisas, as vezes nem ao melhor amigo:x tb n sou mt da opiniao da carta aberta sobre politica, a sociedade etc etc...

no meu blog, o qual deixei a minha morada pra o veres:P acho q é um pouco de relembrar que amigos fazem anos, deixar dedicatorias pra pessoas mais especiais e postar pequenos textos que revelem um pouco daquilo q penso...deixo ao teu criterio a classificaçao q quiseres fazer sobre ele;)


bjoo*

Anónimo disse...

blog???? n sabia o q era a ter ter lido o teu esclarecimento.o meu obrigado.(blogs....ñao não meu menino isso não é pra mim)