Google

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Lindy Hop Showdown

Lindy Hop é uma dança afro-americana que nasceu em Nova Iorque (ou New York, como preferirem) durante o final dos anos 20 e inícios de 1930's. Pode ser descrita como uma fusão orgânica de muitas danças que a precederam ou que foram populares durante o seu crescimento mas é predominantemente baseada no jazz, tap, breakway e charleston. Lindy Hop desenvolveu-se junto com o jazz é parte da família das danças de swing, sendo frequentemente descrita como uma dança de jazz ou de rua.

Durante o seu desenvolvimento, Lindy Hop combinou movimentos a solo assim como movimentos em parelha, usando passos e improvisos típicos de danças africanas com a estrutura formal das danças em parelha europeias. Isto é visível no passo basico de Lindy, o swingout, em que na posição aberta, cada dançarino improvisa sozinho; contrastando com a posição fechada em que homem e mulher dançam juntos (algo que era geralmente proibido em danças africanas).

Revisitado (ou re-vivido) nos anos 80 por dançarinos americanos, suecos e britânicos, estes dançarinos assim como organizações de Lindy Hop podem ser encontrados hoje-em-dia na América do Norte e Sul, Europa, Asia e Oceania.


Espero que gostem do vídeo, estou certo que conseguem encontrar na internet muitos mais sobre este tipo de música que, infelizmente, só agora descobri, mas que me conseguiu alegrar bastante pela sua beleza que vai alem do visual.

Dentro de pouco tempo dou novidades de Laughlin, inté...


P.S.: Texto descritivo da dança baseado na entrada Lindy Hop da Wikipedia

sábado, 10 de novembro de 2007

P.S.:

Algo que me esqueci de dizer no último post. Embora já lá vá 1 ano...

PORTUGAL, Nunca me esqueci de ti!
Vídeo montado por Ganadaria

Até à próxima, um abraço!

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Já lá vai 1 ANO!..

Passados 3 meses e meio volto à escrita. Não podia deixar que esta data passasse sem lhe fazer a devida referência!

Fez hoje um ano que deixei o aeroporto de Lisboa no voo que me trouxe ao outro lado do Atlântico. Neste tempo muita coisa aconteceu, muita saudade cresceu e dentro de algum tempo vai começar a contagem decrescente. Certo é que já faltou mais, mas o pouco tempo que falta até ao fim é carregado de muitas coisas que ainda estão por concretizar e estou certo que o tempo não vai acelerar nestes próximos meses.

Desde a última vez que aqui escrevi até agora praticamente passou metade do curso no T-38C. Poucas semanas depois de ter começado as aulas fui fazer a centrífuga. Que para quem não sabe é tipo andar à roda numa máquina de lavar roupa (foi a descrição mais científica que encontrei). É um aparelho desenhado para simular as forças G's a que os pilotos são sujeitos durante algumas manobras de treino, acrobacia ou combate.

Sem que desse pelo tempo passar já estava a chegar ao fim da fase de contacto e o voo de check chegou. Acabado o contacto começou a fase de formação, que no T-38 é bem mais rápido e mais perto quando se faz formação cerrada. Para terem uma ideia, no T-6 a formação cerrada é feita com as pontas das asas a 3 metros uma da outra, enquanto que no T-38 é apenas a 1 metro. Já para não contar com o facto de as asas serem muito mais pequenas, o que faz com que se esteja bem mais perto do outro avião. Depois da formação básica chegou a fase em que estou agora, formação táctica. Nesta voa-se numa posição mais a nível operacional de mutuo suporte, tal como se utiliza em caso de combate. (Pequeno pormenor, se se olhar com atenção para esta foto do T-38 vê-se a ponta de uma asa do lado esquerdo da foto. Essa asa pertence não ao avião que se vê mas ao avião de onde foi tirada a foto. É pertinho...)

Ao fim deste tempo de T-38C, já se somam 52 voos (11 deles solo), 21 simuladores, faltando neste momento 44 voos e 6 simuladores.

Já faltou muito mais, dia 2 de Fevereiro será a minha Drop (nome que os americanos dão ao acontecimento em que se sabe em que aeronave se vai ser colocado) e, se tudo correr bem, passados uns dias termino o curso aqui nos states com a Graduação a 15 de Fevereiro. Embora pareça pouco tempo, há ainda muitas etapas a completar pelo caminho quem vão abrandar o passar dos dias.

Sem inspiração para mais conjugações articuladas (às vezes) de letras e palavras despeço-me, até ao próximo post, se não for antes...

Beijos e Abraços

terça-feira, 24 de julho de 2007

XL 08-05 Track Select

quarta-feira, 18 de julho de 2007

T-6 ´tá feito!!

Após 44 simuladores, cerca de 60 horas, 69 voos de T-6, cerca de 100 horas, eis que o último voo de Check está completo!

Já não escrevia nada desde 11 de Abril, dia em que voei pela primeira vez sozinho no T-6 (embora diga no certificado que foi dia 10), volto agora a dar notícias vários meses depois. Não é que não tenha tido tempo para escrever mais cedo, mas nem sempre tudo corre às mil maravilhas. Cerca de uma semana depois de voar sozinho tive a minha primeira Check Ride, que não correu pelo melhor. Stress auto-induzido por ser a primeira vez e possivelmente mais qualquer coisa e acabei por não estar a 100% no jogo. Embora o voo em si tenha corrido bem, as coisas no chão nem por isso e o resultado podia ter sido melhor, o que não me agradou muito.

De qualquer maneira, passada essa parte veio a fase de contacto avançado (acrobacia). Foi também nessa altura em que não só andava a treinar manobras como Looping, Oito Cubano, Oito Lento, Split-S, Immelman, Chandelle, Tonneaux, Tonneaux Barrilado e Trevo, como as andava a treinar sozinho na área (5 voos solo de acrobacia). E sem que desse pelo tempo passar... Chegou a Check Ride final de contacto em que me consegui redimir do resultado da primeira, mas mesmo assim não foi tão bom quanto desejado.

Entretanto, começaram os simuladores de instrumentos. Um total de 21 simuladores para 9 voos. Voar sem contacto visual com o exterior é definitivamente diferente, mas não é mau de todo. Consegue-se aprender a gostar de voar instrumentos, principalmente por passarmos a voar no lugar de trás e ter a vidinha de "lorde" que normalmente os instrutores têm. Antes de acabar a fase de instrumentos fui de Cross Country. Basicamente são voos de navegação em que se sai do "quintal". No primeiro dia saí de Laughlin, fiz duas aproximações em San Antonio, parei em Austin para abastecer e fui passar a noite em Fort Worth (Dallas). Segundo dia, sair de Fort Worth ir até Louisiana à cidade de Lake Charles para abastecer e passar a noite em Houston. No terceiro e último dia, directos de Houston de volta para Laughlin a FL240 (cerca de 7500m).
Depois de chegar de Cross Country foi altura de fazer a Check Ride de instrumentos em que finalmente atingi a meta a que me propus.

Feita a parte complicada, chegou a melhor parte do voo. Assim achei no Chipmunk e voltei a achar o mesmo agora no T-6... voar formação é LINDO!

Sendo bastante diferente do voar o Chipmunk em formação, especialmente por não ser um motor a pistões, os poucos voos de formação que tivemos na AFA ajudaram em muito. Os voos de formação foram sem dúvida dos voos que mais prazer me deram até hoje. Mesmo esta tarde na Check Ride, em que o Murphy fez o favor de sair à rua e trazer a família toda, estar a voar em parelha com o outro avião e a ver os rastos de vórtices que se desenvolviam nas pontas da asa do outro avião e ver de perto o mesmo a acontecer na minha asa foi algo de espectacular. Já para não do facto de ter descolado na asa e termos entrado dentro das nuvens assim que descolámos, sem que eu conseguisse ver no avião do líder a asa mais longe de mim. De qualquer maneira, mais uma fase completa, mais uma Check Ride completa com objectivos atingidos e o treino no T-6 COMPLETO!

Agora resta esperar algo como uma semana até começar o treino no T-38...

Peço desculpa pelo tempo de silêncio.
Inté...

terça-feira, 17 de julho de 2007

Break Away....


Grew up in a small town
And when the rain would fall down
I'd just stare out my window
Dreamin' of what could be
And if I'd end up happy
I would pray

Trying hard to reach out
But when I tried to speak out
Felt like no one could hear me
Wanted to belong here
But something felt so wrong here
So I prayed I could breakaway

I'll spread my wings and I'll learn how to fly
I'll do what it takes till I touch the sky
And I'll make a wish, take a chance, make a change
And breakaway
Out of the darkness and into the sun
But I won't forget all the ones that I love
I'll take a risk, take a chance, make a change
And breakaway

Wanna feel the warm breeze
Sleep under a palm tree
Feel the rush of the ocean
Get on board a fast train
Travel on a jetplane, far away
And breakaway

I'll spread my wings and I'll learn how to fly
I'll do what it takes till I touch the sky
And I'll make a wish, take a chance, make a change
And breakaway
Out of the darkness and into the sun
I won't forget all the ones that I love
I gotta take a risk, take a chance, make a change
And breakaway

Buildings with a hundred floors
Swinging round revolving doors
Maybe I don't know where they'll take me
But, gotta keep moving on, moving on
Fly away, breakaway

I'll spread my wings and I'll learn how to fly,
Though it's not easy to tell you goodbye, gotta
Take a risk, take a chance, make a change
And breakaway
Out of the darkness and into the sun
But I won't forget the place I come from
I gotta take a risk, take a chance, make a change
And breakaway

"I'll spread my wings and I'll learn how to fly but I won't forget all the ones that I love, I won't forget the place I come from!"

Música original por Kelly Clarkson, cantado por Mia Rose (nome artístico de Maria Antonia Sampaio Rosa), jovem com raízes portuguesas (mãe portuguesa e pai inglês), com aparente futuro no mundo da musica (espero eu).

quarta-feira, 25 de abril de 2007

Não é graças ao "maior português de sempre" que posso ter um blog!

quinta-feira, 12 de abril de 2007

POGO 53


Foi este o meu callsign ontem, dia 10 de Abril de 2007. POGO é o callsign utilizado para denominar o primeiro voo solo, o 53 é devido ao instrutor que me largou, Tenente Brady Marsh, ser o Texan 53. Esteve tudo planeado até o tempo nos trocar as voltas todas. Com o céu tapado de nuvens, sem visibilidade aguardou-se até às 12h21 para cancelar um voo marcado para as 11h21. Chega a hora de decisão e o voo é cancelado. Toda a preparação psicológica para o voo de largada no T-6 arrumada para um canto. Até que... o tempo se lembra de mudar e de repente abre. Céu azul, dia de primavera, quase sem nuvens no céu, parecia que tínhamos viajado para um outro lugar. O voo cancelado afinal toma efeito com cerca de 1h30 de atraso e parto para o voo que precede a largada, só para assegurar que estou definitivamente pronto para ir para os céus sozinho.

Tudo corre bem, aterra-se algum tempo para por as ideias em ordem, faz-se o briefing, trocam-se placas de nome e mandam-me sozinho para o avião. Fato anti-g, arnês, capacete, máscara, publicações, guia de voo e checklist e aí vou eu...

Chegado ao avião é altura de verificar que está tudo em ordem, verificar o livro do avião e fazer o chamado walk around (do qual podem ver parte neste vídeo).


Tudo estava ok, entrar no cockpit seguir os procedimentos com especial atenção pois não há ninguém no lugar de trás para nos alertar para o facto de nos termos esquecido de algo. Chega a primeira emoção forte, por o motor em marcha...

(é pura ilusão de óptica o hélice roda sempre na mesma direcção)
Já com tudo pronto, sistemas verificados e autorização da torre, é agora tempo de tirar os travões e começar o taxi (movimento do avião no chão) em direcção à pista em uso (31L)...


Vários circuitos, algumas aterragens (o circuito de aterragem estava bastante movimentado e não era fácil ter janela para aterrar). Tudo correu bem, como esperado, e passado pouco mais de 1h de voo, aterragem final e taxi de volta para a placa dos T-6. Mais procedimentos, cortar motor, preencher o livro do avião e regressar de uma missão bem sucedida.

Tempo agora de tradições, também na América há o banho de largada, mas por cá num tanque denominado Pogo Tank. Melhor do que descrever, é mostrar...


Avião voado e trazido em segurança de volta ao chão, tradições cumpridas, um grande sorriso nos lábios de contentamento e orgulho...

Mais uma etapa superada, mais seguirão! Se tudo correr bem, para a semana vou voar sozinho outra vez. Desta feita vou sair do circuito de aterragem e, à semelhança do meu último voo de Chipmunk, vou até à zona de trabalho fazer algumas manobras simples de acrobacia. Pequeno pormenor, o voo antes desse é a minha Mid Phase Checkride... não há-de ser nada!

Entretanto hoje tivemos mais um exame, Instrumentos 2. Assustou, mas à semelhança dos outros exames também conseguimos dominar este. Venha o próximo!

Mais coisas, chegaram há não muitos minutos o Oliveira e o Abreu ao Texas, este fim-de-semana lá teremos de ir ter com eles para os receber e cumprir tradições. Sejam bem vindos!


Um Grande abraço,
Diogo Bento

terça-feira, 20 de março de 2007

Dollar Ride!!

Certo dia foi escrito:

"O tempo passa a voar e tu,
como um pássaro que deixa o ninho,
levantas voo em busca do teu caminho.

Voa e sê feliz(...)"

Sem ter palavras para poder algum dia retribuir, obrigado por tudo e Feliz dia do Pai!


Finalmente chegou o dia! O dia de actualizar o blog, mas principalmente o dia da Dollar Ride! Nome pelo qual se chama ao primeiro voo numa aeronave aqui por estes lados. A designação deriva de ser tradição oferecer um presente ao Instrutor que nos leva na Dollar Ride um presente simbolicamente marcado com um dólar. Por exemplo, estão à vista na esquadra, quadros com uma foto da Dollar Ride e com uma nota pelo meio ou garrafas em que o rótulo é uma nota de um dólar.

A minha Dollar Ride foi há pouco mais de uma semana, ficará para história o dia 09 de Março de 2007. Descolámos às 16:31 para um voo de 1h06min com um total de 2 aterragens. Depois de cerca de 9 meses sem voar, voltar a subir acima das nuvens, desta vez até aos 12.000' de altitude num avião de 1.100 cavalos de potência foi sem dúvida uma sensação espectacular. As diferenças para o velho amigo Chipmunk não são muitas. À excepção do Chip ter 180 cavalos, não recolher o trem, ter mais de 50 anos (enquanto este é novo) e mais um pormenor ou outro são bem parecidos. As coisas parecidas que saltam mais à vista são terem uma asa, uma ventoinha no nariz e serem ambos aviões de instrução. Sim, porque muito sinceramente tudo o resto é bastante diferente!

Outra coisa que difere foi a reacção ao primeiro voo. A minha primeira experiência no Chipmunk foi um voo em que o instrutor me levou num passeio pelas 5 áreas que nos estavam atribuídas e na última demonstrou duas voltas apertadas a 90 nós e 2 G's, uma para cada lado. O resultado foi eu nos 5 minutos seguintes pensar para mim "Não fui feito para isto!". Desta feita, o primeiro voo no T-6A foi um voo em que descolámos de Laughlin, fomos fazer uns circuitos de aterragem a Wizard (aeródromo na vizinhança usado por nós para treino) e depois fomos para uma das 10 áreas ao nosso dispor onde, entre muitas outras coisas, logo para começar foi demonstrado o G-Exercise, no qual fizemos uma volta a 3 G's e depois uma a 4 G's entre os 200 e os 220 nós. O resultado foi estarmos a descer dos 10.000pés para regressar à base e eu com um sorriso a pensar "Isto é lindo!".

Continuando, como disse uma vez (e não soou mal), "Acabou a boa vida, começou a vida boa!". Afinal de contas é para isto que andamos a treinar há mais de 4 anos, para voar! De hora avante é viver inteiramente para o voo durante 6 dias por semana, 12 horas por dia. Se entramos às 8h saímos às 20h. Nós estamos na Esquadra de Instrução nº 84 - Panteras (84th Flying Training Wing - Panters), o símbolo é o que está no início do post. Dentro desta esquadra há como que sub-esquadras, a nossa é a Esquadra de Voo K - Knights (designada por eles como K - Flight). Tempo para descansar? Arranja-se, basta fazer contas. O dia tem 24 horas, menos 12 horas na esquadra sobram outras 12 horas. Se dessas retirarmos 7 para dormir ainda há 5 horas. Normalmente o corpo queixa-se de fome e retira-se mais 1h para jantar, 2h se não houver nada feito e houver paciência para cozinhar. Mas suponhamos que sobram daí 4 horas. Estudar os livros do avião e preparar os voos do dia seguinte gasta 2 horitas (sim porque podemos ter mais do que um voo e/ou simuladores), sobram 2horas. Menos 1 hora para o deitar e o acordar e despachar de manhã, dá um total de 1 hora para poder descansar à vontade. Mais que suficiente!


Por falar nisso já gastei a hora de hoje...
Saudações, inté...

sexta-feira, 2 de março de 2007

Simuladores, exames e mais simuladores!

Mais uma semana que chegou ao fim e esta não de certeza uma das mais calmas!
Segunda-feira, exame de Aerodinâmica; terça, simulador (procedimentos gerais de checklist), quarta, simulador (procedimentos de checklist no chão e em voo); quinta, simulador (igual ao ultimo mais ir à zona fazer umas manobra e regressar para straight-in); sexta, exame de Fundamentos de Voo e, como se não chegasse, mais um simulador (procedimentos em caso de emergências no chão e em voo). (Todos os simuladores feitos com sucesso assim como os exames.) Para a semana continua o mesmo ritmo, mas a dificuldade vai aumentando. Ahh, esqueci-me de dizer que no meio de exames e simuladores ainda tivemos uma media de 4 aulas por dia. E ter um simulador às 5h30 da manhã é sempre uma experiência engraçada!


Esta coisa bonita entrou hoje pelo meu quarto a dentro... Não mãe ainda não comprei nenhuma mota!

Este fim-de-semana vamos até San Antonio ter la com a maltinha. Já falta pouco para o Hilário e o Ayaz virem para Del Rio e este vai ser o último fim-de-semana do Guerra e Luís no Texas durante uns tempos. Por isso vamos lá dizer um adeus!

Bom fim-de-semana...

Beijos e Abraços


PS: Estejam à vontade para deixar um comentário a dizer o que acham do capacete.

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

Welcome to Texas VI

Coisas novas, exames feitos e exames por fazer, pessoal a acabar o curso e mais Tornados a chegar aos states!



Na continuação da parte académica do curso, o exame de Sistemas II também já está feito com sucesso! Estamos a quase a apanhar o resto da turma, mas estes últimos dias têm sido autênticas injecções, tudo super comprimido e metido à pressão. Amanhã já há mais um exame, desta vez é Aerodinâmica. Que, diga-se de passagem, se não fossem as aulas que tivemos com o senhor TC Costa e Cap Madruga tinhamos ficado tipo burro a olhar para um palácio durante as aulas (assim como ficou um dos americanos que está a ter aulas connosco). Depois desse exame e para não perdermos a pica, sexta-feira temos logo outro! Não há-de ser nada...

Exames à parte, este fim-de-semana começou com a festa da turma do Ten. Luís Silva, primeiro Pardalouco a acabar o curso. Foi onde se soube as colocações do pessoal todo da turma dele. Ele vai para o alpha-jet, em Beja, muitos parabéns para ele! Sei de alguém que não se importava mesmo nada de ter a mesma sorte!! É curioso que os americanos aqui, quando sabem a colocação, não fazem a festa pelo avião para onde vão, mas pela base para onde vão. Foi a nossa primeira vez numa festa do Club de Oficiais (aka O-Club) muito fixe o ambiente e só já faltam três semanas (ou menos) para a próxima festa.

Acabada sexta-feira, foi tempo de ir ter com o pessoal do DLI para que os recém-chegados possam fazer cumprir as tradições! Desta feita foi a vez do André Serra e José Rebelo, sejam bem-vindos! Já falta pouco para estarmos cá todos. Este fim-de-semana foi, muito provavelmente o último em que estivemos com o Guerra e o Luís durante os próximos tempos, eles estão quase a ir para o Mississipi. Por falar nisso, soube-se há pouco tempo que, ao contrário do que nós estávamos à espera, eles os dois assim como o Serra e o Rebelo vão voar o T-37 na primeira fase do curso em vez do T-6. Só jactos para eles...

A foto que está no início do post foi tirada depois de jantar, pelas ruas de Austin (note-se que aquilo era só cerca de metade do grupo).

Fim-de-semana em grande, agora é tempo de dureza outra vez.

Um grande abraço. vou estudar para o exame de amanhã...

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007

One down, muitos pela frente

O dia de hoje começou bem cedo, 06h00 e já nós estávamos sentados em frente a um computador a ouvir um briefing como se ia ser feito o exame de Sistemas I. Primeira amostra do tipo de testes que nos vai preocupar durante os próximos tempos. Resultados? Acima de 85% que é o que interessa. Eu tive 95,75% e o João teve algo perto disso também (como não me lembro do valor exacto não vou mandar balde). O que é importante é que este já está feito e com sucesso! O próximo será dia 22 deste mês às 07h00, podem ver o contador decrescente no topo do blog.

Mais novidades, ontem fomos fazer o PT Test, que basicamente é o equivalente aos testes fisicos na AFA. Requerimentos para ter a nota máxima: 62 abdominais (sit-ups), 55 flexões (push-ups) e fazer 1,5milhas (aprox. 2400m) em 9'35''. Resultados que nós tivemos, Eu: 62 abdominais, 55 flexões e 9'52''; João: 62 abdominais, 55 flexões e 9'17''. Já agora, note-se que, com a prestação que tivemos nos abdominais e flexões, tínhamos de fazer no mínimo 15'48'' para passar!

A esta hora já fizemos o teste e duas aulitas de CAI, resta-nos hoje estar presentes na graduação da class 07-05 e ter mais uma aula (das normais, com uma pessoa a explicar as coisas e tudo!) depois de almoço.

Passada essa aula... Descanso!!! Venha o fim-de-semana!

Bom carnaval!

inté

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

3,000

E o prémio vai para... Bruno "Fiasco" Rebocho!! Parabéns, caro camarada acabaste de ganhar... um post que fala de ti! =D

Para quem não tenha reparado hoje o blog ultrapassou os 3000 visitantes. E o 3000º visitante foi precisamente o shô Bruno Rebocho.

Já que se fala de estatísticas, aproveito para dizer duas coisas. Em primeiro lugar o número que está visível (número de visitas) não representa o número total de vezes que se visualizou o blog, esse numero neste momento anda à volta de 5130. O que o contador faz é simples, quando alguém entra no blog conta como uma visita e como uma visualização, mas a partir desse momento até um prazo de 30 minutos todas as vezes que reentrar no blog não aumentam o número de visitas, apenas o número de visualizações. Em segundo lugar, caso não saibam, se clicarem no contador terão acesso ao site que faz as estatísticas aqui do blog. Lá podem ver todo o tipo de estatísticas, visitas por semana, por mês, duração das visitas, localização de quem visita, previsão de tráfego, etc.

Chega de falar do blog. Finalmente já estamos correctamente no sistema, já podemos ter as aulas de CAI normalmente. Estamos (eu o João e mais os outros dois americanos, o Powell e o Adkins) ligeiramente atrasados no programa em relação ao resto da class mas no fim da próxima semana já os devemos ter apanhado.

O resto do pessoal fez hoje o exame de Sistemas I e pelo que sei todos passaram. Quanto a nós amanhã acordamos cedo, para estarmos nos simuladores às 5h45 e sexta voltamos a despertar cedito, às 6h00 é a nossa vez de fazer o exame de Sistemas I.
Depois disso vem o fim-de-semana prolongado para o descanso. Mas não dura muito porque terça-feira recomeça o trabalho e quinta às 7h00 da manhã exame de Sistemas II. Não há-de ser nada...

Resta falar do dia de hoje, 14 de Fevereiro, o dia de S. Valentim ou, para quem preferir, dia dos namorados. Curioso que neste dia supostamente de amor, embora tenha visto muitos corações vermelhos espalhados por todo o lado, não senti magia nenhuma no ar. Senti pessoas tristes pela distância, outras porque devia ser um dia especial e não foi, outras porque queriam que fosse um dia normal e acabou por não ser.

Será que o dia 14 de Fevereiro é muito diferente do dia 25 de Dezembro? Não pode o dia dos namorados ser quando um "homem" quiser? Em parte concordo contigo Vera quando dizes não devia haver um dia especial para as pessoas que são especiais como a namorada o pai ou a mãe, por exemplo. Mas porque não fazer como no Natal? Aproveitar a desculpa para fugir à rotina e fazer algo diferente e depois algures no meio de outro mês durante o ano acordar de manhã e pensar que esse dia é dia de São Valentim outra vez...

Fica o pensamento.

Espero que tenham tido um dia 14 de Fevereiro feliz. Se não tiveram está nas vossas mãos criar outro e fazer com que seja o melhor dia do ano!

Um abraço, fui.. (dormir)

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

"FACT", you're good!!

Boas! Como andam as coisas? Chegou-me aos ouvidos (aos olhos para ser mais preciso) que o resultado do referendo tinha dado Sim à despenalização da interrupção voluntária da gravidez. Recebo a notícia de bom grado, não pude expressar a minha intenção de voto, mas fico contente por saber que penso da mesma forma que a maioria dos portugueses em relação a este assunto.

Por cá não há muitas novidades. Boas notícias, já acabámos a parte de fisiologia de voo e sobrevivência, tendo feito com sucesso o parasailing assim como o FACT (Fighter Aircrew Conditioning Test). No final das aulas de fisiologia e sobrevivência tivemos 3 testes, dois em papel e um fisico o FACT. O FACT para aqueles que não sabem já está a ser aplicado na AFA. De qualquer maneira só para dizer que os tugas não podiam falhar e então no teste de fisiologia eu tive 92% e o João teve 96%, no de sobrevivência tivémos os dois 100% e no FACT também tivemos os dois a pontuação máxima. O Tuga não falha!

Se quiserem mais info sobre o FACT podem encontrar AQUI, mas em traços largos o FACT é um uma prova de fitness em que temos de prestar provas de força e resistência proporcionalmente ao nosso peso.

O Máximo e o Cif já acabaram a estadia deles em Lackland e já os recebemos cá na passada sexta feira. Agora é que eles vão sentir nos costados a doçura de Laughlin!

Más notícias, graças ao bom funcionamento das coisas aqui eu e o João ainda não estamos completamente no sistema informático da base o que significa que não podemos ter aulas até então. Isto só por si não seria mau de todo se não fosse o facto de estarmos a ficar para trás em relação ao resto da nossa class. No entanto não somos os únicos há dois americas que nos estão a acompanhar nesta cruzada. Isto acontece porque aqui parte das aulas são leccionadas em CAI, ou seja Computer-Assisted Instruction (ter aulas através de apresentações tipo powerpoint, cada um no seu computador). E até estarmos no sistema não podemos ver a primeira apresentação, e sem essa não podemos ter a primeira aula (aula a sério, com uma pessoa a explicar as coisas e tudo!). Mas espera-se que daqui a umas horas já esteja tudo resolvido!

Fora as coisas da base, este fim-de-semana foi ligeiramente diferente. Fomos até San Antonio, mas eu aproveitei para ter um fim-de-semana mais relaxado, estar com pessoal que conhecemos por cá num ambiente menos festivo, mas nem por isso menos agradável. Foi um fim-de-semana muito agradável. Devo confessar que senti a tua falta mana, e a tua bro. E a vossa também, não fossem vocês os meu pais!

Baterias recarregadas e que venha esta nova semana! O resto da nossa class vai já ter o primeiro teste de sistemas na quarta-feira, nós devido aos atrasos havemos de ter esse teste na sexta ou no início da próxima semana. Por falar nisso, na próxima segunda é feriado por estes lados e já se fala em conhecer o Mardi Gras à moda New Orleans, será? Logo se vê!

Esta semana começa com um sorriso :)
Um abraço!

P.S.: Ia-me esquecendo de referir que o pessoal este fim-de-semana conheceu duas pessoas que vão ficar na nossa memória durante algum tempo, fica aqui a referência à Samira e ao Lorenzo.

terça-feira, 30 de janeiro de 2007

Novo poiso...

Só hoje vieram fazer a instalação da ligação à internet aqui no novo quarto. E quando digo novo, é mesmo novo! Nós estamos num alojamento novo aqui na base, ou seja somos os primeiros ocupantes destes quartos. Bem melhores que os anteriores em San Antonio, diga-se de passagem. Agora estou na base aérea de Laughlin junto à cidade de Del Rio (Oeste do Texas, junto à fronteira com o México, a pouquíssimas milhas da cidade de Acuña).

Hoje fomos jantar fora com a nossa Class (termo utilizado aqui para denominar turma ou curso). Eu e o João fazemos parte da Class 08-05 e vamos estar na 84th Squadron divididos por duas Flights (são tipo esquadras de voo dentro da esquadra 84), os Knights e Hawgs. Eu e o João vamos fazer parte dos Knights. O simbolo e patch da nossa class já está a ser discutido e até ao final da semana já devemos ter uma escolha para levar a aprovação.

A partir de agora vai começar o treino de pilotagem propriamente dito, esta quarta-feira começamos com a Fisiologia Aeroespacial, estamos na Phase 1, parte académica e pré-voo. Se tudo correr como previsto, dentro de umas semanas passamos à Phase 2 onde vamos receber instrução no T-6 e depois a Phase 3 que consiste em instrução no T-38. Em relação ao T-6 atingimos a flight line dia 9 de Março, até lá aulinhas teóricas.

Já lá vão quase 3 meses... ainda faltam muitos mais e os tempos que se avizinham não prometem facilidades. O treino espera-se duro e intenso! Nem todos os dias são impecáveis e há sempre alturas em que o vazio aperta e se sente aquela falta que faz o calor daqueles que muito significado têm, independentemente do tipo de ligação. Todos os momentos são diferentes, em cada um faz falta uma pessoa diferente. Os fins-de-semana são uma ajuda crucial, sair e estar com o pessoal ajuda-nos a manter alguma sanidade mental! (Se bem que os momentos de euforia também têm o seu reverso no dia ou horas seguintes, mas vale bem a pena!)

De qualquer maneira, embora a 5.112,92 milhas de casa, ninguém aqui está só. Só se pode estar só se for por opção, estamos cá nisto juntos com o mesmo objectivo a cumprir, chegarmos todos ao fim do curso.

Fotos de Laughlin... para breve! Já tenho as fotos do antes mas ainda tenho de tirar as do depois. Para além disso ainda estou em falta com algumas de posts anteriores, mas espero tratar disso rapidamente.

Bottom line, it's gonna be (very) hard! But we'll do it!!

Espero voltar aqui muito brevemente, até lá..
Um Abraço.

sexta-feira, 19 de janeiro de 2007

Re: Aviso à Navegação

A gerência informa que o problema que tanto transtorno causou aos vistantes deste blog está agora resolvido. Assim podem ver os 7 posts que até agora estavam misteriosamente ocultos, desde o post da visita a Houston até ao dia de graduação. Como são muitos e já têm algum tempo, para os verem vão à barra lateral na secção "Era uma vez..." e cliquem em Dezembro 2006 para ver os posts da chegada do Máximo e CIF, Miami, etc. Depois cliquem em Janeiro 2007 para ver os últimos. Isto porque não aparecem todos nesta página principal. Não deixem de comentar! Obrigado pela vossa compreensão e mais uma vez as desculpas.

A gerência.

quinta-feira, 18 de janeiro de 2007

Welcome to Texas V

Já não era suposto conseguirmos recebê-los, mas graças ao mau tempo ainda estamos por San Antonio e ontem à noite fomos buscar ao aeroporto o Pedro Martins e o Luís Rocha. Neste momento já estamos 12 tugas em San Antonio, mais que isso, 12 Tornados!

Quanto a mim e ao João, parece que desta vez é que é certo, vamos para Laughlin domingo à noite.

Fala-se que este fim-de-semana vamos tentar conhecer mais um pouco de Houston. Logo se vê o que vai acontecer, deixar os recém-chegados passar o primeiro fim-de-semana em San Antonio é que não pode ser!

Inté, um abraço.

quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

Aviso à Navegação

Por motivos alheios à gerência deste blog os posts sobre a chegada do shev e do rato, da ida a austin, chegada do Tino e do Salo, natal em Miami, chegada do ze bala e do ayaz, passagem de ano em las vegas, chegada do Guerra e do Luis e graduação do DLI não estão a aparecer no blog. A gerência pede desculpa pelo incomodo causado, estão a ser feitos esforços tendo em vista ao melhoramento da situação.

A gerência.

terça-feira, 16 de janeiro de 2007

'Tá fresquinho...

São neste momento 10h34 da manhã aqui em Lackland. Há pouco mais de uma hora atrás devia ter ido ao departamento de finanças por causa da viagem de Lackland para Laughlin, mas tal não aconteceu. E porquê? A resposta é fácil de obter, principalmente do meu ponto de vista tendo em conta que ao abrir a porta tenho logo uma fita amarela a dizer "Caution" no corrimão em frente. Para além disso se olhar para baixo reparo que o chão está uma camada considerável de gelo. Não contente, fui até ao pé das escadas, de onde se pode ver o nosso grande Intrépido e... completamente coberto de gelo!

Isto se se pensar um bocadinho até faz sentido se pensarmos que ontem ao início da noite esteve a chover e que por volta das 3h da manhã estavam 0ºC (sim, zero graus celsius) e suponho que durante a noite a temperatura ainda tenha baixado um grauzito ou dois. Sim até porque neste momento o Weather Channel está a indicar que a temperatura actual é de -1ºC, mas que se sente como se estivessem -7ºC. Mas calma não assim assim tão mau, aliás -1ºC é a temperatura minima prevista para hoje (o problema é que a máxima é de 1ºC).

Também devido a estas temperaturas amenas em vez de ir hoje para o deserto, tão cedo não nos apresentamos em Del Rio. Entretanto vejam as fotos do calor que vai por aqui...



Take care!

quinta-feira, 11 de janeiro de 2007

Graduation Day

Acabaram-se as aulinhas de Inglês! Já nos graduámos os dois e temos agora um diploma todo bonito!

Agora é tratar da papelada e... Laughlin here we go! Por falar nisso, como era de esperar, devido ao feriado só vamos ter de nos apresentar em Del Rio na terça-feira.



Beijinhos e abraços para esse lado do Oceano!

quinta-feira, 4 de janeiro de 2007

Welcome to Texas IV

Isto não para desde dia 6 de Dezembro até hoje só chegaram cá 8 tugas!
Desta vez foi altura do Guilherme Guerra e do Luís se juntarem a nós. E dia 17 já chegam mais dois, vai ser bonito vai... Nós temos data de apresentação em Laughlin dia 15, mas como é feriado em honra do Martin Luther King não sei se vamos nesse dia, a ver vamos.

Bem, não há grandes novidades. Já acabámos os modolos de inglês que interessavam, agora nas próximas duas semanas vamos dar o módulo 985 (Military Discussion Skills) e o módulo 103 (Applied Skills). Vamos ver o que sai daqui! O dia de graduação aqui do DLI, salvo imprevistos será dia 11 de Janeiro. E por agora é tudo!

Um abraço.

quarta-feira, 3 de janeiro de 2007

Las Vegas aka Sin City or Vice City

Assim está escrito na descrição de Las Vegas que se encontra na Wikipedia. Já agora, para quem não está familiarizado com o termo, aka significa also known as (também conhecido como).

É sexta-feira, o Hilário e o Ayaz ainda na quarta cá chegaram e já é hora de deixar a base de Lackland em direcção ao aeroporto internacional de San Antonio.

Para não variar muito saímos em cima da hora. Chegámos ao aeroporto a queimar e mesmo assim ainda tivemos de perder uns belos minutos à procura de lugar no parque (que só encontrámos no 5º andar ou lá o que foi). Como se tal não chegasse, entramos na zona do check in e o panorama não podia ser pior. Estes gajos aqui na america têm muitas coisas muito bem organizadas e muito "by the book", mas gerência de aeroportos, linhas aéreas e companhia não se incluem nesse grupo. Estacionamos numa fila que segundo tudo indicava era a nossa. O tempo passa, o desespero aumenta... Até que chegamos ao pé de um zeca la do aeroporto que nos diz que afinal a fila não era aquela! "Nunca ponham indicações de jeito dentgro do aeroporto!" mas pronto, fomos para a fila que ele nos indicou. Passado uns minutos chega outro zeca que diz que também não era aqeula. E porquê? Porque não era preciso estar em nenhuma daquelas filas, podíamos ter ido logo para a fase a seguir. Mas quê? Ter informações?? Não, nunca! Era o caos dentro daquele aeroporto.

De qualquer maneira, passou o a fase de stress. Check In feito, malas despachadas, tempo de Raios-X. Tudo ok, come-se qualquer coisa para aguentar a viagem e aí vamos nós. Mesmo assim com estes contra-tempos todos chegámos a horas ao avião, a horas de ouvirmos nos autifalantes "Last call for mister..." (não ponho os nomes porque não consigo escrever a maneira como disseram os nossos nomes). Estava toda a gente à nossa espera, impecável!

Correu tudo bem no voo e estamos agora em Phoenix. Algumas horas até ao voo de ligação e a maltinha aproveita para ir comer mais qualquer coisita. Já de papo cheio e com muito tempo para matar resolvemos ver o DVD que o João tinha recebido pelo natal, Stinky Pussy (Gato Fedorento). O mais engraçado disto foi que depois de estarmos uns 15 minutos abancados a olhar para o computador lembraram-se que não podíamos estar ali. Nem ali nem os outros 4 ou 5 sitios que tentámos a seguir. Parece que onde quer que nos sentássemos alguém precisava daquele sítio, então acabámos por ver o dvd practicamente no meio do corredor!

As coisas tavam a ficar menos agradáveis, mas tudo bem. O problema foi que embarcámos no voo de Phoenix para Vegas e nos deparamos com a pior tripulação de sempre. Uma velha que tinha mais Parkinson que cabelos, uma outra com um nível de stress demasiado elevado para andar a voar e um zequinha de preferências sexuais dividáveis que pensava que era o comandante do avião. O texto já vai longo e ainda tenho de contar tudo o que se passou em Vegas por isso vamos abreviar a história. Fomos dos últimos a entrar eles estavam com pressa a mais e com simpatia a menos. Começaram e implicar e acabarm por inventar regras novas, por exemplo aquando da descolagem não se pode ter headphones nos ouvidos. Regras da FAA dizia ele, provavelmente porque pensava que o iPod estava ligado, mas não estava. Resultado vieram com ameaças de que voltávamos para a o local de embarque e nos deixavam em terra. Pior que isso, nos explicarmos o que se passava foi impossível diziam que não podíamos falar e o único direito que tínhamos era de estar calados. Tripulação simpática, ainda não decidi se lhes mando um e-mail a queixar-me ou não. Bem, só visto! Fora este pequeno pormenor a viagem correu bem.

Finalmente chegamos a Las Vegas! Uma vez na Cidade do Pecado,


Chegou o ultimo dia e estamos a embarcar no avião que nos vai levar de volta. É um pequeno jactoque nos leva directos de Las Vegas para San Antonio. Desta vez voltámos a ter pessoas decentes como hospedeiras. Chegámos a San Antonio, viagem impecável. As malas chegaram cá todas à primeira e tudo! Sair, pegar no grandioso Intrépido e rumar a Lackland novamente.

Grandes memórias de Las Vegas, é uma cidade mágica! Tem um ambiente fantástico, sem dúvida um sítio a regressar. Nem que tenha de ser com a desculpa de não termos visitado o Gran Canyon, que, como é óbvio, não nos vamos embora dos states sem ver essa maravilha da natureza. Las Vegas, recomenda-se! Em que altura do ano? Qualquer uma!

Depois publico um slide-show com fotos de Las Vegas, quando tiver compilado as fotos do pessoal todo.

Um abraço e FELIZ ANO NOVO a todos!